quarta-feira, 21 de outubro de 2009

EXTRAÇÕES E PRÓTESE IMEDIATA


Um grande medo que os pacientes possuem é de sairem sem dente do consultório imediatamente após uma extração.
Atualmente, isto não existe mais. Em áreas bucais estéticas, ou seja, os dentes da frente, uma extração (ou exodontia)sempre será seguida de reposição através de próteses dentárias imediatamente após o procedimento.
Há casos, onde faz-se necessário a extração de todos os dentes e colocação de uma prótese dentária total provisória. Não é possível que a mesma seja definitiva, pois a moldagem é realizada ainda com dentes, antes da consulta das extrações. No laboratório, são removidos os dentes no modelo de gesso, simulando a cirurgia que será realizada. Então é feita a prótese sobre tal modelo desdentado. Ou seja, não é um modelo fiel.
É muito importante a remoção da prótese para higienização da área a ser cicatrizada e da própria prótese.
Agora é necessário paciência! A área operada da gengiva, conforme vai cicatrizando, vai "murchando" e a prótese começa a ficar um pouco larga. Faz-se necessário visitas ao consutório para que a mesma seja reembasada até o momento certo para confecção das próteses definitivas.
Passado dois ou três meses, com a área desdentada bem cicatrizada, permite que partamos para novas moldagens. A partir daí, serão realizadas todas as etapas de confecção de novas próteses definitivas.

2 comentários:

  1. mas essa protese emediata ela ficar p sempre sendo usada ó tenho q fazer outr futuramente?

    ResponderExcluir
  2. Ela não ficará para sempre. A prótese imediata ficará instalada provisoriamente por três meses. Este é o tempo suficiente para que haja uma remodelação óssea local e cicatrização dos tecidos moles. Após este período é possível realizar uma nova prótese. Esta nova prótese será realizada dentro de parâmetros técnicos científicos e contando com a sua participação nas etapas que envolve gosto estético.

    ResponderExcluir