terça-feira, 8 de maio de 2012

TRATAMENTO ORTODÔNTICO - QUAL A MELHOR IDADE PARA COMEÇAR?


Na prática, quando os pais detectam alguma anomalia dentária, é o momento certo para procurar um profissional: o ortodontista.

Na primeira visita ao consultório será avaliada a real necessidade de tratamento, chegando a uma das três conclusões abaixo:

1. Existe a necessidade de tratamento imediato (pré-tratamento ortodôntico).
2. Não existe necessidade de tratamento.
3. Existe a necessidade de tratamento, entretanto deve-se aguardar até que ocorra o crescimento esperado, que os dentes permanentes erupcionem ou outros fatores sejam corrigidos.



Quando vou planejar um caso, o final do tratamento já deve estar em mente, para que eu consiga usar atalhos, o caminho mais certeiro, bem como escolha de aparelhos adequados para tal objetivo desejado.  A meta é trabalhar com eficiência e com o menor tempo possível para evitar perda da motivação do paciente com tratamentos muito longos.



Em adultos, não conseguimos trabalhar a parte óssea, diferente das crianças em idade de crescimento (puberdade), onde posso usar esta fase a favor do tratamento e esperar um sucesso maior.


O posicionamento dentário pode ser corrigido em qualquer época da vida. As desarmonias ósseas não corrigidas no surto de crescimento puberal humano causam grande desarmonia estética e podem ser corrigidas na fase adulta associando o tratamento ortodôntico à cirurgia ortognática.




O surto de crescimento puberal é a fase da vida do ser humano onde ocorre maior crescimento ósseo. Dura em média 2 (dois) anos. Ocorre primeiro nas meninas e pode ser determinado por estudos dos ossos da mão através de radiografias.


Caso haja desarmonia óssea, travamentos na mordida, mordida cruzada ou aberta, hábitos orais deletérios que impedem um correto crescimento dos maxilares, há necessidade de intervenção ortodôntica precoce com aparelhos ortopédicos (pré-tratamento ortodôntico) ou um tratamento multidisciplinar incluindo tratamento fonoaudiólogo, tratamento com alergista ou com otorrino.




Quando a menina atinge a menarca (primeira menstruação), só nos resta 6 (seis) meses de crescimento para um pré-tratamento ortodôntico. É muito pouco para o sucesso do mesmo. Neste momento, o  pré-tratamento já deve ter atingido seu objetivo.


Depois de corrigir as deformidades ósseas, é dada alta do pré-tratamento. Caso não haja desarmonias ósseas, o pré-tratamento será descartado nesta fase do surto de crescimento. O paciente passa a ter sua saúde bucal monitorada até a melhor época para a correção dentária.  Após a erupção dos dentes permanentes é só alinhar os dentes com aparelho fixos e tratamento breves que duram em média 18 a 24 meses. Desta maneira, estabelecemos um sorriso perfeito: estética com função mastigatória eficiente.





LEIA O POST SOBRE ADOLESCÊNCIA E AUTO-ESTIMA.
AJUDE-O A COLABORAR COM O TRATAMENTO ENTENDENDO MELHOR SEU ADOLESCENTE NESTA FASE TÃO ESPECIAL: A PASSAGEM DA INFÂNCIA PARA A VIDA ADULTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário