terça-feira, 8 de maio de 2012

PUBERDADE E AUTO-ESTIMA

PUBERDADE

A puberdade é o estágio da adolescência (geralmente a partir dos 11 anos) marcada por transformações psicológicas, acompanhadas pelas mudanças morfológicas que se refletem no comportamento e na forma de pensar. É um estágio caracterizadamente afetivo, onde garotos e garotas passam por uma série de conflitos externos e internos.

Os grandes marcos deste processo são a busca pela autoafirmação e o desenvolvimento da sexualidade. É o ponto de partida para o mundo adulto.


Neste período o corpo começa a sofrer muitas alterações físicas. Os primeiros pelos começam a aparecer e as indesejáveis espinhas tomam conta do rosto. Nos meninos, a voz engrossa, os testículos aumentam e ocorrem os “sonhos molhados”.  Nas meninas ocorre o desenvolvimento dos seios e a primeira menstruação. Estas transformações são naturais e através delas o corpo humano está se preparando para se reproduzir e gerar vida.


Vamos ajudá-los a transitar bem por esta fase, pois este é um momento de crises momentâneas: decisões precipitadas e escolhas erradas. Nossos queridos adolescentes sofrerão constantes variações de humor.

O adolescente encontra no seu grupo de amigos o meio que lhe proporciona confiança, onde aprende a desenvolver uma boa autoimagem e com quem tem possibilidade de compartilhar e esclarecer suas dúvidas.



Nesta fase ele encontra-se muito sensível. Ele precisa ser elogiado e não criticado. Ele quer ser levado a sério.

AUTO-ESTIMA X PUBERDADE

Se antes toda a verdade era o conceito passado pelos pais, agora, diariamente, os adolescentes colocam algumas frases para tentar se compreender melhor e delinear sua própria personalidade.

Quem sou eu? Como me vejo? Será o meu corpo normal? Serei igual aos outros?




Estas interrogações geram insegurança e fazem balançar sua auto-estima. A beleza, a tecnologia e a informação são valores importantes para esta geração. A moda jovem está cada vez mais antenada com tais valores e mais customizada ou personalizada, representando um elo de integração com o grupo ao qual jovem pertence. Isso gera um profundo bem-estar: pertencer e ser aceito em um grupo.



O aspecto físico na adolescência desempenha um papel importante, mas o jovem que consegue ultrapassar esta visão torna-se mais maduro e com uma boa auto-estima, se aceitando como é, com qualidades e defeitos que formarão seu caráter para se tornar um bom cidadão e um bom profissional no futuro.

DICAS PARA O ADOLESCENTE DESENVOLVER UMA BOA AUTO-ESTIMA:


- Tente não criticar. Mesmo aquele cabelo ridículo ou aquele piercing de péssimo gosto.
- Elogie as boas ações. Valorize-o sempre que cumpre com responsabilidades, isso é motivante e desenvolve uma boa auto-imagem.
- Não poupe elogios. Isso ajuda-o a compreender-se melhor.
- Aceite-o como ele é. Saiba compartilhar interesses mesmo quando não são comuns.
- Encorage-o a defender suas opiniões e seus ideais.  Quanto mais compreende-lo, melhor educador será.

NORMALMENTE AS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES NA
 PUBERDADE ESTÃO RELACIONADAS COM APARÊNCIA FÍSICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário