segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Principais causas de manchamento dentário


Muitas vezes, o paciente chega para uma consulta de diagnóstico se queixando que seus dentes são fracos e muito cariados pois ele tomou muito antibiótico. Isso é mito.
Achei interessante então abordar as principais causas de manchamento dental, além da doença cárie.

MANCHAMENTO POR TETRACICLINA (ANTIBIÓTICO)

As tetraciclinas incorporam-se à estrutura dentária, causando manchas amarronzadas que podem afetar tanto a dentina como o esmalte. As tetraciclinas são antibióticos bacteriostáticos de amplo espectro, muito utilizadas em doenças respiratórias e sexualmente transmissíveis.



FLUOROSE DENTÁRIA

O consumo excessivamente elevado de flúor causa uma alteração denominada fluorose dentária. Deve-se à ingestão de flúor em excesso em regiões onde a água potável contém níveis elevados dessa substância. O aporte excessivo de flúor causa alterações metabólicas nos ameloblastos (células produtoras de esmalte) que podem causar desde manchas de cor mate esbranquiçado até grandes manchas marrons, além de uma má qualidade do esmalte dentário.
Lembrando que o Flúor tem seu efeito na forma tópica.
A ingestão não é recomendada.
Crianças até cinco anos não devem utilizar creme dental com flúor.



MUDANÇAS NA COLORAÇÃO POR TRATAMENTO ENDODÔNTICO

As mudanças na coloração dos dentes com tratamento de canal devem-se às hemorragias na polpa ou à decomposição dos tecidos orgânicos. A hemoglobina penetra nos pequenos condutos dentinários e confere ao dente uma coloração rosada.
No caso de ocorrer também um processo infeccioso, o ferro combinado com o sulfeto de hidrogênio dá lugar ao sulfeto de ferro, o que dá ao dente a tonalidade acinzentada característica.



MANCHAMENTO POR PLACA BACTERIANA

A chamada placa bacteriana é um conjunto de microrganismos que formam uma biopelícula na superfície da cavidade oral. A película dentária é formada por macromoléculas que se unem por forças eletrostáticas à superfície. Depois as bactérias colonizam a película, que é a aderência de microrganismos e pigmentos derivados da alimentação à película dentária e incorporação de moléculas pigmentadas de carbono pela estrutura dental.

MANCHAMENTO POR HIPOPLASIA

Hipoplasia do esmalte é a formação incompleta insuficiente da matriz orgânica do esmalte dos dentes. Ocorre como resultado da lesão aos ameloblastos (células formadoras de esmalte). A hipoplasia se produz durante o desenvolvimento dos dentes, na etapa da calcificação do esmalte. Afeta tanto a dentição permanente como a decídua. Não causa nenhum problema além do estético e há pessoas que até gostam da sua marquinha registrada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário