terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Qual a idade ideal para colocar aparelho?

Quando trato ortodonticamente um caso, tenho um objetivo a alcançar. Existem algumas características da oclusão que são pontos de referência para uma boa finalização e o que considero mais importante: estabilidade do caso tratado. A estabilidade se dá por um correto engrenamento da mordida, com equilíbrio de forças mastigatórias.





Muitas vezes, o tratamento inicia-se antes da erupção de todos os dentes permanentes, que ocorre por volta dos 12 anos. Antes deste período, podemos modelar as arcadas: a parte óssea. Por volta dos 7 anos, as crianças estão no seu estágio de maior crescimento e desenvolvimento crânio-facial. Caso ocorra alguma anomalia, este é o período ideal para intervir e evitar um tratamento mais sério e complexo depois dos 12 anos, quando o crescimento ósseo está acabando.Ou seja, após esta idade o ideal é tratar somente a parte dentária, não a parte óssea.


Portanto, por volta dos 7 anos de idades, as crianças devem passar por uma avaliação ortodôntica. Nesta idade, é mais fácil guiar e orientar o crescimento das bases ósseas: mandíbula e maxila.

  • A oclusão se estabelece quando os primeiros molares permanentes erupcionam. Nesta fase será avaliado se o desenvolvimento está ocorrendo adequadamente e pode intervir com mais sucesso caso seja necessário.
  • Quando os incisivos erupcionam, é possível identificar com mais precisão os problemas de apinhamento, de hábitos orais deletérios, sobremordidas exageradas e discrepâncias nos tamanhos das arcadas.
  • Algumas anomalias dentárias possuem taxa de insucesso muito grande se tratadas tardiamente. Casos como: Mordida cruzada, mordida aberta, classe III, são facilmente tratadas precocemente e são muito difíceis de serem tratadas tardiamente, podendo terminar em tratamento associado a tratamento cirúrgico da parte óssea, aumentando custos e riscos de vida, por haver necessidade de anestesia geral.
Alguns problemas são facilmente identificados pelos pais ou odontopediatra, e devem ser encaminhados para o ortodontista.


Mordida Cruzada Anterior - Classe III



Mordida Cruzada Posterior

Apinhamento dos Dentes 
(Dificuldade na higienização)


Mordida Aberta Anterior

Dentes projetados para frente ou Overjet

Erupção ectópica

Hábitos Orais deletérios após 2 anos de idade





Nenhum comentário:

Postar um comentário