segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

DOENÇAS PERIODONTAIS E DIABETES GESTACIONAL


Um grupo de pequisadores da universidade de Nova York descobriu mais uma razão para que futuras mamães mantenham boa higiene bucal: mulheres grávidas com doenças periodontais têm mais chances de desenvolver diabetes gestacional do que grávidas que tem gengiva saudável.
O estudo acompanhou 256 mulheres no Centro Hospitalar de Nova York durante os primeiros seis meses de gravidez e notou que 22 mulheres desenvolveram a diabetes gestacional. Essas mulheres apresentaram um nível significamente maior de bactérias periodontais e inflamações na gengiva do que as outras mulheres pesquisadas.
A diabetes gestacional é caracterizada pela inabilidade de trasportar a glicose - principal fonte de energia para o corpo - para as células durante a gravidez. Essa doença geralmente desaparece quando a gravidez acaba, mas mulheres que tiveram a gravidez gestacional apresentam um grande risco de desenvolverem, mais tarde, a forma mais comum da diabetes, aquela conhecida como tipo 2.
Mais uma vez eu alerto para a importância de PREVENIR. É muito mais tranquilo evitar que estes problemas aconteçam. Na gravidez, a vascularização do corpo inteiro da mãe está maior e a placa bacteriana que talvez não causasse tão mal, nesta situação pode causar.
Lembrem-se também que a gestação é um momento de adquirir hábitos saudáveis e conhecimento sobre como cuidar da saúde bucal de seu bebê. Procure um cirurgião dentista para que ele passe as orientações necessárias.
Procure um dentista durante a gravidez para um controle de sua saúde bucal. Lembre-se que o sangue que passa pelas suas mucosas á o mesmo que circula no seu organismo todo! Caso haja bactérias e infecções estas poderão se distribuir para artérias cardíacas e articulações. Remoção de cáries, tratamento gengival ou apenas uma profilaxia como cuidado bucal às vezes é o suficiente para uma baixa na população bacteriana local. Caso necessite de um tratamento mais sério, existe um procedimento que permite estancar um problema maior que necessita de uma intervenção maior e mais prolongada, mas estaria contra-indicada do momento da gravidez. Chama-se adequação do meio. Ela vai estabilizar o quadro para um posterior e mais completo tratamento.
Cuide-se também e estará cuidando do futuro filhote!

Nenhum comentário:

Postar um comentário