domingo, 23 de agosto de 2009

Área de contato


A área de contato é o local do toque de um dente com seu vizinho em uma mesma arcada. É fácil sentir a área de contato. Quando passamos fio dental esta área é caracterizada pelo local de resistência ao deslizamento do fio.

A área de contato entre os dentes é importante para uma mastigação eficiente e manutenção da saúde gengival.

A área de contato proteje a gengiva contra agressões mecânicas por acúmulo de alimentos durante a mastigação, o que significa afirmar que a ausência de área de contato deixa a gengiva exposta, a ponto de causar lesões e inflamações gengivais constantes.

Muitos estudiosos afirmam que a restauração em Resina Composta para dentes posteriores, apesar dos grandes melhoramentos, não pode ser indicada como substituto de outros materiais mais eficientes. Os mesmos autores são unânimes em indicar a resina composta para restaurações conservativas, principalmente quando a estética é exigida.

Uma das características que deixa a resina inadequada para restaurar dentes onde a cárie ocorre próxima à area de contato é a dificuldade em restabelecer-la.

Para estes casos, uma restauração indireta em metal ou em porcelana viabiliza o estabelecimento das áreas de contato, protegendo as gengivas de impactação de alimentos.

Estas restaurações são chamadas ONLAYS ou COROAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário