sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A Paralisia do Max Cavalera

Achei ótimo este texto sobre a doença do Max Cavalera:
Paralisia de Bell



É notícia: metaleiro Max Cavalera foi surpreendido por uma condição chamada Paralisia de Bell. Ele foi diagnosticado na semana passada após re
tornar de uma viagem a Austrália.
E nós com isso?

A Paralisia de Bell é uma anomalia do nervo facial (um dos mais estudados e importantes na Odontologia), faz parte dos XII pares de nervos cranianos. É caracterizada pela fraqueza súbita ou pela paralisia dos músculos de um lado
da face. O nervo facial é o nervo craniano que estimula os músculos faciais (músculos da mímica ou expressão facial) e dá sensação gustativa de dois terços da língua, além de levar fibras parassimpáticas para as glândulas sublingual e submandibular. Embora a causa da paralisia de Bell não seja conhecida, ela pode incluir o edema do nervo facial como reação a uma infecção viral, a uma compressão ou a uma falta de fluxo sangüíneo.

A Paralisia de Bell aparece de forma repentina. O indivíduo pode apresentar dor atrás da orelha algumas horas antes de ocorrer a fraqueza muscular. O grau de fraqueza pode variar de modo imprevisível, de discreto a grave, mas sempre afeta apenas um lado da face. O lado paralisado torna- se sem rugas e inexpressivo, mas, freqüentemente, o indivíduo tem uma sensação de que sua face está torcida. A maioria dos indivíduos apresenta dormência ou uma sensação de peso no rosto, mas a sensibilidade na realidade permanece normal. Quando a parte afetada é a região superior da face, o indivíduo pode apresentar dificuldade para fechar o olho do lado afetado. Raramente, a paralisia de
Bell interfere na produção de saliva, no paladar ou na produção de lágrimas.

A musculatura de metade do rosto é comprometida, desalinhando a boca, impedindo o fechamento de um dos olhos e deixando a testa parcialmente dormente.




De acordo com Max: "É uma doença bem estranha. Meu olho direito não pisca e metade da minha cara dói como se tivesse sido socada pelo Mike Tyson!

A paralisia de Bell sempre afeta apenas um lado da face. A fraqueza é repentina e pode envolver tanto a parte superior quanto a parte inferior do lado afetado. Embora um acidente vascular cerebral também possa causar uma fraqueza facial súbita, ele afeta somente a parte inferior do rosto. Além disso, um acidente vascular cerebral (derrame) acarreta fraqueza do membro superior e do membro inferior. Outras causas de paralisia do nervo facial são raras e, normalmente, manifestam-se lentamente. Elas incluem os tumores cerebrais ou outros tumores que comprimem o nervo; a destruição do nervo facial por uma infecção viral como o herpes (síndrome de Ramsay Hunt); as infecções do ouvido médio ou dos seios mastóides; a doença de Lyme; as fraturas da base do crânio; e diversos outros distúrbios ainda mais raros.


Texto redigido pela Dra. Anabelle de Pelegrini
www.draanabelle.com

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

OS PERIGOS DO BEIJO NA BOCA




Um beijo é o toque dos lábios com qualquer coisa, normalmente uma pessoa. Na cultura ocidental é considerado um gesto de afeição. Entre amigos, é utilizado como cumprimento ou despedida. O beijo nos lábios de outra pessoa é um símbolo de afeição romântica ou de desejo sexual.

POR QUE BEIJAR?
"Beijar é uma arte e uma expressão altamente individual e pessoal da afeição e do amor".


POR QUÊ NÃO BEIJAR?
Atualmente nossa sociedade incorporou o hábito de "ficar", no qual pode-se beijar várias pessoas, geralmente desconhecidas, em uma mesma balada. Porém, o hábito do beijo na boca, visto por muitos como algo inofensivo, trás o perigo da transmissão de várias doenças, inclusive as sexualmente transmissíveis.

AS PRINCIPAIS DOENÇAS SÃO:

CÁRIE
GENGIVITE
HERPES
MONONUCLEOSE INFECCIOSA (DOENÇA DO BEIJO)
AMIGDALITE BACTERIANA
AIDS

PIERCING
Se você tem piercing, redobre seus cuidados com higiene bucal
Você pode estar exposto(a)  inclusive à DSTs e câncer.
n
Um beijo mais ardente pode provocar sangramento na região do body-piercing, havendo o risco de infecção do vírus HIV. Outra DST também transmissível pelo beijo é a sífilis.  

E AGORA?
n

ESCOVE BEM OS DENTES E PASSE O
FIO DENTAL DIARIAMENTE. PRINCIPALMENTE DEPOIS DE BEIJAR!

Se você estiver com uma afta, segure as pontas e não beije ninguém até cicatrizar. Uma ferida aberta é uma porta de entrada para as bactérias e vírus.

nQuando for beijar alguém, inclusive sua namorada (o), repare no hálito. Se estiver “estranho”, disfarça e sai andando.



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Qual a idade ideal para colocar aparelho?

Quando trato ortodonticamente um caso, tenho um objetivo a alcançar. Existem algumas características da oclusão que são pontos de referência para uma boa finalização e o que considero mais importante: estabilidade do caso tratado. A estabilidade se dá por um correto engrenamento da mordida, com equilíbrio de forças mastigatórias.





Muitas vezes, o tratamento inicia-se antes da erupção de todos os dentes permanentes, que ocorre por volta dos 12 anos. Antes deste período, podemos modelar as arcadas: a parte óssea. Por volta dos 7 anos, as crianças estão no seu estágio de maior crescimento e desenvolvimento crânio-facial. Caso ocorra alguma anomalia, este é o período ideal para intervir e evitar um tratamento mais sério e complexo depois dos 12 anos, quando o crescimento ósseo está acabando.Ou seja, após esta idade o ideal é tratar somente a parte dentária, não a parte óssea.


Portanto, por volta dos 7 anos de idades, as crianças devem passar por uma avaliação ortodôntica. Nesta idade, é mais fácil guiar e orientar o crescimento das bases ósseas: mandíbula e maxila.

  • A oclusão se estabelece quando os primeiros molares permanentes erupcionam. Nesta fase será avaliado se o desenvolvimento está ocorrendo adequadamente e pode intervir com mais sucesso caso seja necessário.
  • Quando os incisivos erupcionam, é possível identificar com mais precisão os problemas de apinhamento, de hábitos orais deletérios, sobremordidas exageradas e discrepâncias nos tamanhos das arcadas.
  • Algumas anomalias dentárias possuem taxa de insucesso muito grande se tratadas tardiamente. Casos como: Mordida cruzada, mordida aberta, classe III, são facilmente tratadas precocemente e são muito difíceis de serem tratadas tardiamente, podendo terminar em tratamento associado a tratamento cirúrgico da parte óssea, aumentando custos e riscos de vida, por haver necessidade de anestesia geral.
Alguns problemas são facilmente identificados pelos pais ou odontopediatra, e devem ser encaminhados para o ortodontista.


Mordida Cruzada Anterior - Classe III



Mordida Cruzada Posterior

Apinhamento dos Dentes 
(Dificuldade na higienização)


Mordida Aberta Anterior

Dentes projetados para frente ou Overjet

Erupção ectópica

Hábitos Orais deletérios após 2 anos de idade





segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Principais causas de manchamento dentário


Muitas vezes, o paciente chega para uma consulta de diagnóstico se queixando que seus dentes são fracos e muito cariados pois ele tomou muito antibiótico. Isso é mito.
Achei interessante então abordar as principais causas de manchamento dental, além da doença cárie.

MANCHAMENTO POR TETRACICLINA (ANTIBIÓTICO)

As tetraciclinas incorporam-se à estrutura dentária, causando manchas amarronzadas que podem afetar tanto a dentina como o esmalte. As tetraciclinas são antibióticos bacteriostáticos de amplo espectro, muito utilizadas em doenças respiratórias e sexualmente transmissíveis.



FLUOROSE DENTÁRIA

O consumo excessivamente elevado de flúor causa uma alteração denominada fluorose dentária. Deve-se à ingestão de flúor em excesso em regiões onde a água potável contém níveis elevados dessa substância. O aporte excessivo de flúor causa alterações metabólicas nos ameloblastos (células produtoras de esmalte) que podem causar desde manchas de cor mate esbranquiçado até grandes manchas marrons, além de uma má qualidade do esmalte dentário.
Lembrando que o Flúor tem seu efeito na forma tópica.
A ingestão não é recomendada.
Crianças até cinco anos não devem utilizar creme dental com flúor.



MUDANÇAS NA COLORAÇÃO POR TRATAMENTO ENDODÔNTICO

As mudanças na coloração dos dentes com tratamento de canal devem-se às hemorragias na polpa ou à decomposição dos tecidos orgânicos. A hemoglobina penetra nos pequenos condutos dentinários e confere ao dente uma coloração rosada.
No caso de ocorrer também um processo infeccioso, o ferro combinado com o sulfeto de hidrogênio dá lugar ao sulfeto de ferro, o que dá ao dente a tonalidade acinzentada característica.



MANCHAMENTO POR PLACA BACTERIANA

A chamada placa bacteriana é um conjunto de microrganismos que formam uma biopelícula na superfície da cavidade oral. A película dentária é formada por macromoléculas que se unem por forças eletrostáticas à superfície. Depois as bactérias colonizam a película, que é a aderência de microrganismos e pigmentos derivados da alimentação à película dentária e incorporação de moléculas pigmentadas de carbono pela estrutura dental.

MANCHAMENTO POR HIPOPLASIA

Hipoplasia do esmalte é a formação incompleta insuficiente da matriz orgânica do esmalte dos dentes. Ocorre como resultado da lesão aos ameloblastos (células formadoras de esmalte). A hipoplasia se produz durante o desenvolvimento dos dentes, na etapa da calcificação do esmalte. Afeta tanto a dentição permanente como a decídua. Não causa nenhum problema além do estético e há pessoas que até gostam da sua marquinha registrada.





segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A fase Cebolinha



"Ele ainda diz -calo- ao invé de carro e -safe- ou invés de chave. Caso seu filho tenha mais de 4 anos, é hora de consultar um fonoaudiólogo. O problema de trocar, inverter, omitir ou distorcer sons ao falar pode ser causado por deficiências auditivas ou por alterações na musculatura da língua e dos lábios, decorrentes de respiração oral incorreta. A falta de estímulos - entre eles, ouvir histórias, músicas e dialogar - também favorece o transtorno. Outra armadilha é achar engraçadinha a maneira como a criança se expressa e continuar incentivando o erro."Diante do deslizes, o ideal é falar o certo, sem fazê-la repetir. Por exemplo, se ela pede -áua-, responda apenas -Ah... vc quer água., ensina Eliana DeMartino, coordenadora do curso de fonoaudiologia da Universidade de Guarulhos, em São Paulo."

Fonte: Revista Cláudia - Ano 50 N. 07

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Cuidados Odontológicos Básicos para os Bebês

As mamães e os papais tem vindo procurar orientações em relação aos cuidados odontológicos que devem ser tomados após o do nascimento dos filhotes. 
Pensando na visão moderna da odontologia e da medicina que é prevenção, fiz algumas considerações rápidas em relação a este tema. Achei interessante compartilhar com vocês este resuminho.


Amamentação

*

  • O leite materno contém água, vitaminas, fatores imunológicos, células anti-inflamatórias, enzimas e hormônios que complementam o desenvolvimento do bebê ;
  • *Favorece vínculo bebê e mãe;
  • *Estimula 60 vezes a mais do sistema estomatognático se comparado à mamadeira;
  • *Contém mais lactose, portanto: mais energia .



Alimentação


Controle o açúcar, evite as mamadas noturnas, evite alimentá-lo entre as refeições.
Lembre-se: o bebê não conhece o sabor do açúcar até você apresentá-lo.



Cárie de Mamadeira

*
  • Ocorre por falta de Limpeza após a amamentação .
  • *Dica: Evitar soprar a sopinha do bebê para esfriar, pois este procedimento leva bactérias de sua boca para a boca do bebê. 
  • *Não limpe a chupeta com a sua boca quando ela cair no chão. Sua boca tem muitos microorganismos que muitas vezes não estão presentes na boca do bebê até então.

 Higienização


*Como você deve higienizar a gengiva do bebê após a amamanetação:
  • Separe um frasco tipo conta-gotas e ferva-o ou esterelize-o. 
  • Para 1 colher de sopa de água oxigenada, coloque 3 de água fervida. 
  • *Proceda a limpeza SEMPRE pelo menos uma vez ao dia após a última mamada.
  • Lembre-se: restos de alimento são substrato (alimento) para bactérias .
  • *As sessões de limpeza no início devem ser muito curtas. Elas devem ser realizadas para que o bebê acostume com a manipulação da boca pelos pais.
A limpeza dos dentes do bebê devem ser feitas assim que os dentes começarem a erupcionar com escovas especiais.  
Ás vezes, quando os dentinhos começam a erupcionar, o bebê apresenta febre e mal-estar. Isso ocorre pois no rompimento das gengivas, há liberação de células inflamatórias que causam dor e a criança apresenta alguns dos sintomas do processo inflamatório: dor, calor e rubor. As dedeiras e os mordedores ajudam a "coçar" a gengiva e estimular a erupção dos dentinhos. Abaixo, exemplos de vários modelos de dedeiras, mordedores e escovinhas existentes no mercado:

*
Hábitos
Chupeta/ Mamadeira


*
  • Não deixe o furo do bico da mamadeira muito grande, para que o bebê estimule a musculatura e não sacie a fome muito rápido;
  • *Ferva os bicos e a mamadeira;
  • *Dê chupeta somente se a criança pedir e evite prender na roupa para não ficar tão fácil o acesso a mesma;
  • *Limite os hábitos de sucção até os 2 anos de idade. Após esta idade, as deformidades bucais podem ser mais difíceis de serem tratadas. Até os dois anos, as deformidades regridem com a interrupção do hábito.
  • Dica: Fure a chupeta! Assim ela perde toda a graça. 
  • *Utilize bico ortodôntico. 
Vou mostrar um desenho com a diferença do posicionamento de língua e musculatura na presença de um bico convencional e um bico ortodôntico:

A primeira chupeta possui bico ortodôntico. A língua ocupa todo o céu da boca, selando a entrada de ar bucal, facilitando uma respiração nasal, ao contrário do que ocorre com o bico convencional, que facilita a respiração patológica: a respiração bucal. Na primeira figura há um equilíbrio maior da musculatura bucal.


Consequências dos hábitos de sucção por período prolongado


Os hábitos nocivos de sucção, principalmente, causam alterações na arcada dentária da criança e problemas de crescimento e desenvolvimento. São as patologias de oclusão dentária. Estes hábitos podem criar patologias fonoaudiólogas, transtornos psicológicos e de relacionamento. Estimulam a deglutição atípica e a respiração bucal.

*
*
          Mordida Aberta Anterior                                               Deglutição Atípica
Mordida normal, mordida aberta anterior (patológica) e protrusão dos dentes anteriores (patológico).

                                                                Mordida cruzada posterior



Mordida cruzada posterior e aberta anterior 



Para finalizar, algumas marcas de creme dental sem flúor. Lembre-se que a ingestão de flúor por crianças de até cinco anos pode causar uma doença conhecida por fluorose. Nesta doença, a estrutura dentária sofre alterações de forma, cor e resistência.



Dentes com Fluorose

Espero que estas informações tenham sido úteis e ajudem a manter saudável a boquinha do baby.