segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Autoexame contra Câncer de Boca

O autoexame contra o câncer de boca tem como objetivo influenciar as pessoas contra o tabagismo e o alcoolismo.



Com o creceimento da doença por falta de prevenção hoje, no Brasil, o câncer bucal ocupa o 7° lugar em número de casos diagnosticados.



Nos homens, a incidência é maior poerque eles são a amioria quando o assunto é beber e fumar. Mas, com a mudança de hábitos femininos, a doença também começa a crescer 30% ao ano nas mulheres.



Os sinais e sintomas de câncer de boca são:






- Ferida que cresce continuamente e não desaparece;



- Nódulos ou caroços;



- Dor persistente na boca;



- Manchas irregulares brancas, vermelhas ou escuras no interior da boca;



- Aumento de spessura da parte interna da bochecha;



- Dificuldade para mastigar, engolir ou mexer a língua;



- Dificuldade dos movimentos do maxilar;



- Inchaço ou dor no maxilar;



- Irritação ou sensação de que algo incomoda a garganta;



- Dor em volta dos dentes;



- Entorpecimento da língua ou de qualquer órgão dentro da boca;



- Rouquidão;



- Manchas no pescoço;



- Dor constante e forte na orelha;



- Sangramento repetitivo na boca;



- lesão na boca em função de uma prótese colocada inadequadamente.






Observe tais sinais e procure um Cirurgiã-Dentista para um correto diagnósticio e tratamento adequado.


Faça o auto-exame regularmente:









-



-

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cuidados para a saúde bucal em cada fase da vida






De 0 a 5 anos

Os cuidados devem começar na gravidez. Uma intensa vascularização no corpo inteiro está ocorrendo, portanto a placa bacteriana que talvez não causasse grandes problemas antes da gravidez, pode se tornar mais agressiva com a vascularização bucal aumentada.



As gestantes devem consumir muito cálcio (leite) e fósforo (cereais integrais), para a boa formação da arcada dentária do bebê. Na fase da amamentação, é preciso limpar a gengiva da criança com uma fralda de pano umedecida em água filtrada, três vezes ao dia. Quando surgirem os primeiros dentinhos, eles devem ser limpos com escovinhas próprias para cada idade, também três vezes ao dia.



A amamentação é fundamental para um correto desevolvimento cranio-facial, além de ajudar a respiração adequada: a respiração nasal.



Evite adoçar as mamadeiras com açúcar. Lembre-se que seu bebê não conhece o açúcar e portanto não vai sentir falta do mesmo. O açúcar só vai trazer prejuízos na saúde geral e bucal. Ele torna o meio ácido e portanto, propenso ao desenvolvimento de bactérias.



Não sopre a sopinha nem dê beijinhos na boca do seu bebê. Isto evita a trasmissão de bactérias.




Dica
Use creme dental infantil sem flúor. Ao engolir essa substância, a criança pode sofrer alterações nos dentes permanentes, que estão em formação. A alteração mais comum é a fluorose: um machamento que altera a cor e a estrutura do dente. Lembre-se que já estamos em contato com flúor em demasia. Ensine a criança a cuspir o creme dental.



A água que ingerimos é fluoretada! O que eu acho um absurdo, pois o efeito benéfico do flúor está no contato tópico com os dentes e não ingerindo-o. Mas este assunto fica para um post futuro.



Dos 6 aos 10 anos




Nessa fase, muitas mães erram ao descuidar da higiene dos dentes de leite. Pois saiba que as contaminações bacterianas podem passar para o dente permanente por meio da raiz. Para resolver isso, é preciso fazer um tratamento de canal ou extrair o dente.


A aplicação de flúor tópico e profilaxia profissional devem ser feitas todos os anos. Além de orientações e estabelecimento de rotinas e hábitos de higiene.



É importante que a criança consuma leite e derivados (queijos e iogurtes). Esses alimentos têm cálcio, que é essencial para manter os dentes sadios.



É tempo de agendar um consulta com o ortodontista para checar se está ocorrendo um correto desenvolvimento da maxila e mandíbula, realizar um RX panorâmico e conferir a presença ou não dos dentes permanentes que estão por vir.

Dica
Cuidado com o consumo abusivo de refrigerantes, eles são ácidos e doces: verdadeiros destruidores do esmalte dental. Cuidado com o açúcar! A flora bacteriana bucal está sendo formada e o açúcar é o alimento das bactérias bucais. Não dê comida as bactérias!



Evite deixar seu filho beliscando entre as refeições.



Dos 11 aos 20 anos




Essa é a fase típica dos aparelhos ortodônticos. Os removíveis costumam ser os mais indicados para crianças com dentes de leite. Já o aparelho fixo é mais usado para tratar a dentição permanente. Lembre-se que nesta fase - a adolescência, haverá intensas trocas de fluidos salivares e portanto, de bactérias. Cuide-se!



Por volta dos 18 anos, os dentes do siso podem começar a nascer, causando desconforto ou dor, mesmo quando ainda não saíram da gengiva. É importante procurar um dentista: ele avaliará se vai ter espaço para acomodar esses dentes ou se eles deverão ser extraídos.

Dica
Cuidado com piercing na língua. Ele pode causar alergias, mau hálito, alterações na fala, inflamações e reabsorções ósseas que podem levar à perda dos dentes. Atenção ao uso do fio dental: ele deve ser ser um hábito diário! As infecções gengivais são comuns nesta fase, o uso de fio dental diariamente pode prevenir as tão indesejadas gengivites e mal-hálito. Aliás, o mal hálito pode ser evitado através da escovação ou raspagem da língua diariamente.


Dos 25 aos 45 anos




De cada 4 pessoas com mais de 25 anos, 3 possuem algum tipo de doença da gengiva. Pode ser uma gengivite — que ataca só o tecido mole — ou uma periodontite crônica, em que até o osso é afetado. Na maioria dos casos, não há dor. Porém, se o problema piorar, a pessoa pode perder alguns dentes. Essas doenças preocupam nós dentistas, pois podem causar infecções no coração e até infarto. A placa bacteriana endurecida - o tártaro é a principal causa de tais doenças. Uma raspagem pelo menos uma vez ao ano deve ser realizada preventivamente.



As restaurações que você realizou na infância podem precisar ser substituídas.

Dica
Se, de repente, algum dente ficar sensível a gelados e a doces, significa que sua restauração pode ter infiltração. Vá ao dentista com urgência! Evite as intensas dores causadas pela inflamação da polpa dentária e um tratamento de canal, que seria ao meu ver a "UTI" do seu dente.

Dos 46 aos 59 anos




Nessa idade, é comum que apareçam inflamações nas gengivas, principalmente das mulheres. Isso pode estar relacionado a um desequilíbrio hormonal. Redução do volume da gengiva e sangramento são os principais sintomas.


No filme "O Divã" a personagem de Lílian Cabral faz um observação incrível: "Quando a gente fica velha tudo cai, só a gengiva sobe!" E é verdade. Fisiologicamente, o corpo perde osso e nossos dentes são envoltos por osso, que por sua vez são cobertos pela gengiva.



Quem usa prótese precisa ir ao dentista para avaliar a estabilidade do objeto ou substituir a dentadura ou as próteses. É importante observar a estabilidade das mucosas, feridas que não cicatrizam para evitar câncer bucal.

Dica
Se você tiver muito sangramento na gengiva, troque o fio dental por uma escova interdental ou um pedaço de gase esticada. É melhor para quem tem dentes distantes entre si.

Dos 60 aos 80 anos
Remédios contra ansiedade e contra hipertensão são geralmente utilizados por idosos. Esses medicamentos podem diminuir a produção de saliva, causando secura na boca. Isso dificulta a fixação de próteses e abre portas para a multiplicação de germes. Lembre-se: dentes saudáveis ajudam a comer direito, e uma boa alimentação previne doenças.




Dica
Como a mucosa bucal dos idosos é mais frágil, os bochechos devem ser feitos com anti-sépticos sem álcool. Os hábitos de higiene devem continuar sempre!



Muitas pessoas com problemas na dentadura começam a comer somente alimentos macios, reduzindo a quantidade de proteínas. Isso diminui a imunidade e aumenta a fragilidade da mucosa bucal.

sábado, 19 de novembro de 2011

Sou eu!



Sou eu segundo a irmã do João Lucas, a Mara Clara. Gostei! Lindinha! De olhos azuis, hein?

A evolução da cárie segundo João Lucas


No primeiro desenho, o dente está brilhando, então, foi estragando até ficar preto e todo cariado, sic.




Belezinha e orgulho da tia dentista.











ESCOVAR NÃO BASTA

"Você dá uma escovadinha básica por dia e encerra o assunto? Grande erro! Boca, dentes e língua merecem mais que isso. E ninguém precisa sentir seu bafo. "Uma cárie, por exemplo, retém bactérias que eliminam amônia, substância com um odor bem desagradável", alerta Mário Groisman, especialista em periodontia e estética oral, do Rio de Janeiro. Mire nesses focos de problemas e garanta sua saúde - e seu sorriso."

Eu acrescento que bom hálito é fundamental! Mal hálito, feridas que não cicatrizam e dor são sinais que algo com a sua saúde bucal não anda bem. Vamos analisar cada parte da boca e saber se alguma doença bucal indesejável está a caminho? E melhor: o que vc pode fazer para evitá-la.
E Saúde Bucal não é só DENTE! É sua cavidade bucal toda!

CÁRIES

Local - Entre os dentes do fundo.

Por que - É a parte da boca mais usada na mastigação.

Dê um trato - Enrole o fio dental em volta de cada dente e imite o movimento de engraxar sapato.

FERIDAS

Local - Na parte interna do lábio superior.

Por que - Morder o lábio forma as feridas, mas sua principal causa é viral.

Dê um trato - Se for afta, ela vai embora logo. Outras feridas exigem consulta com dentista.

RETRAÇÃO GENGIVAL

Local - Perto dos caninos e pré-molares.

Por que - Por serem proeminentes, os caninos superiores sofrem mais desgaste na escovação.

Dê um trato - Escove sem colocar força na boca e siga em uma só direção - da gengiva para baixo, até a ponta do dente.

CÂNCER ORAL

Local - Na língua e nos lábios.

Por que - A língua é suscetível a toxinas como fumaça de cigarro. "E os lábios sofrem traumas repetidos", explica Groisman.

Dê um trato - Elimine o cigarro e coma mais abacate, que tem compostos capazes de reduzir o risco desse câncer.

PLACA BACTERIANA

Local - Nos dentes inferiores da frente perto da língua.

Por que - Eles estão próximos das glândulas salivares, e uma proteína da saliva promove a formação da placa.

Dê um trato - Coma uva passa. Ela tem fitoquímicos bloqueadores da placa, segundo uma pesquisa americana.

Fonte: Men´s Health e algumas observações minhas.
Publicado em: 04/12/2008

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Segundo Cérebro

Segundo Cérebro




O intestino pode ser chamado assim, pois foi descoberto o órgão produz hormônios que regulam o metabolismo do corpo humano.
O intestino intefere na absorção de nutrientes, na quantidade de açúcar no sangue e até na sensação de saciedade.
Então devemos mastigar bem os alimentos, pois a digestão começa na boca através de enzimas da saliva, como a ptialina.
Uma parcela da população brasileira tem uma alimentação inadequada em nutrientes, como proteínas, sais minerais, vitaminas e calorias. Quando o alimento é
indevidamente mastigado, não sendo submetido à ação da ptialina, não é bem
aproveitado.
Triture os alimentos sem pressa, mastigando bilateralmente e alternadamente. Não esquecendo de ingerir bastante água e fibras. Evite sempre que possível o consumo de álcool, frituras, açúcar, leite e pimento-do-reino, pois são alimentos que podem irritá-lo.

domingo, 6 de novembro de 2011

Bactérias e Saúde Bucal






Existem bactérias de todo tipo em todos os lugares do mundo, do alto dos picos nevados às profundezas do mar. São as criaturas vivas predominantes no planeta.






Algumas precisam de oxigênio para viver, outras utilizam gases, e para um terceiro grupo tanto faz. Essa versatilidade faz com que as bactérias sejam muito presentes no ecossistema; elas é que reciclam, enquanto comem e descomem, nutrientes fundamentais como carbono, nitrogênio e enxofre. São mesmo as grandes responsáveis pela renovação da vida e estão na base de toda a cadeia alimentar. E, se antiguidade é posto, bactérias merecem respeito: o fóssil mais velho já encontrado é de uma bactéria e tem 3,5 bilhões de anos.






Embora as bactérias sejam mais conhecidas pelas infecções graves, como sífilis, cólera e tuberculose, a grande maioria das que habitam o corpo humano é de simples comensais.





Comensais são micróbios que comem conosco e geralmente não criam problemas. Às vezes resolvem problemas. Vivem nas partes externas do corpo, isto é: a pele e mais o nariz, a garganta, a boca, os sínus e todo o canal gastrointestinal, também considerados parte externa.





A questão é que as bactérias nem sempre estão só comendo. Basta o ambiente do corpo ficar mais poluído e as defesas orgânicas falharem que elas começam a se reproduzir desenfreadamente.





Na boca vivem bactérias muito nossas conhecidas, as que fazem os dentes ficarem peludos quando não são limpos. Elas amam açúcar e amidos em geral, e, como todas as bactérias, precisam de glicose como fonte de energia. São capazes de se multiplicar muito mais rapidamente se tiver algum restinho de doce por ali.





A famosa placa bacteriana, que causa cáries e enfraquece a gengiva, é um aglomerado de estreptococos e vários oportunistas; eles convertem açúcar e outros carboidratos em ácido lático, que vai esburacando o esmalte e o tecido dos dentes. Se não for retirada com escova e fio dental, a placa bacteriana endurece e vai aumentando; irrita e inflama as gengivas, penetrando entre o periodonto (gengiva e ossos) e a raiz dos dentes, até que eles ficam fracos e amolecem. Se os predominantes Streptococcus sanguis entrarem na corrente sanguínea, através de ferimentos nas gengivas, podem até provocar formação de coágulos, apontados como o fator principal de ataques cardíacos e derrames.

Sophie Charlotte é eleita dona do sorriso mais bonito



Sophie Charlotte, 22 anos, tem motivos para sorrir. A atriz, namorada de Malvino Salvador, foi eleita dona do "Sorriso do Ano", durante o 17º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, no Rio de Janeiro.

Sophie, que interpreta Maria Amália na novela global das 21h, "Fina Estampa", ganhou o título na última sexta-feira (5), de acordo com o site "Contigo!".

O "Sorriso do Ano" também já pertenceu a Luigi Baricelli, Giovanna Antonelli e Helena Ranaldi.