segunda-feira, 31 de agosto de 2009

FACETAS LAMINADAS DE PORCELANA








As facetas laminadas de porcelana são uma alternativa conservadora à cobertura total de um dente anterior, para melhorar a sua aparência.

Uma faceta laminada de porcelana é uma camada extremamente fina de porcelana aplicada diretamente na estrutura dental.

As principais indicações das facetas laminadas de porcelana são:

* Melhorar a cor de um dente manchado(por medicamento/ tratamento de canal/ fluorose/ hipoplasia) ,
* Alterar os contornos de um dente mal formado,
* Restaurar dentes fraturados,
* Fechar espaços interdentais e
* Restaurar dentes com muitas restaurações,
* Aumento em altura de dentes em até 2mm.



O desgaste da superfície dentária é mínimo, permanecendo dentro do esmalte.

Antigamente as facetas eram realizadas com resinas compostas diretamente à estrutura do dente. No entanto, a instalbilidade cromática, a perda do brilho da superfície, abaixa resistência à abrasão, à incompatibilidade biológica e a união inadequada entre dente e restauração ainda persistiam.

A porcelana não é porosa, resiste à abrasão, possue estabilidade estética e é bem tolorada pela gengiva. Maravilha.

domingo, 23 de agosto de 2009

Restaurações Dentárias




Restaurações em Resina Composta

Nos casos de cáries não muito extensas ou fraturas de dentes anteriores, é possível restaurar esteticamente o dente com resinas compostas, obtendo-se um excelente resultado. São restaurações imediatas, confeccionadas em apenas uma consulta.

Coroas de Porcelana

A coroa é a restauração indicada na reconstrução de alguns dentes com tratamento de canal ou dentes com extensa perda de tecido dentário. Seu preparo envolve o dente em toda a sua extensão, restabelecendo sua dimensão, formato e estética originais. É uma restauração de longa durabilidade que não só apresenta excelente resultado estético, como também um impressionante desempenho funcional.

Inlays de Porcelana

A inlay é uma restauração personalizada, feita em laboratório, que será cimentada definitivamente em seu dente. Sua indicação dá-se nos casos de cavidades mais extensas, onde uma resina composta não restabeleceria a área de contato entre dentes ou não suportaria a força mastigatória, mas, onde não houve a perda de nenhuma cúspide do dente.

Onlay de Porcelana

A restauração onlay difere da anterior por envolver as cúspides dos dentes, porém, não envolve toda a extensão dentária como as coroas. É indicada na maioria dos dentes com tratamento de canal e nos casos de cavidades muito extensas onde houve comprometimento de uma ou mais cúspides dentárias.


Área de contato


A área de contato é o local do toque de um dente com seu vizinho em uma mesma arcada. É fácil sentir a área de contato. Quando passamos fio dental esta área é caracterizada pelo local de resistência ao deslizamento do fio.

A área de contato entre os dentes é importante para uma mastigação eficiente e manutenção da saúde gengival.

A área de contato proteje a gengiva contra agressões mecânicas por acúmulo de alimentos durante a mastigação, o que significa afirmar que a ausência de área de contato deixa a gengiva exposta, a ponto de causar lesões e inflamações gengivais constantes.

Muitos estudiosos afirmam que a restauração em Resina Composta para dentes posteriores, apesar dos grandes melhoramentos, não pode ser indicada como substituto de outros materiais mais eficientes. Os mesmos autores são unânimes em indicar a resina composta para restaurações conservativas, principalmente quando a estética é exigida.

Uma das características que deixa a resina inadequada para restaurar dentes onde a cárie ocorre próxima à area de contato é a dificuldade em restabelecer-la.

Para estes casos, uma restauração indireta em metal ou em porcelana viabiliza o estabelecimento das áreas de contato, protegendo as gengivas de impactação de alimentos.

Estas restaurações são chamadas ONLAYS ou COROAS.

Mastigação


Oclusão Ideal

A mastigação é uma função aprendida, condicionada e automática. Ela faz parte da digestão.
O indivíduo que apresenta uma boa oclusão (relação entre as arcadas superior e inferior) pode mastigar bilateralmente de forma alternada ou simultânea: mastiga primeiro de um lado, depois passa o bolo alimentar para o outro ou mastiga simultaneamnete dos dois lados.

A mastigação bilateral alternada estimula as estruturas de suporte e favorece um crescimento harmonioso.

Indivíduos que mastigam unilateralmente podem desenvolver mordidas cruzadas.

Ortodontia e Fonoaudiologia

O desenvolvimento muscular e ósseo estão em íntima relação.A ação modeladora dos músculos nos arcos dentários, quando bem equilibrada e harmoniosa pode favorecer uma mordida adequada.

Os músculos, de certa, forma dirigem o crescimento ósseo.

O objetivo do tratamento fonoaudiológico em conjunto com o tratamento ortodôntico é diminuir os riscos de reincidivas (tendencia dos dentes voltarem a sua posição original)retirando forças musculares contrárias à terapia.

Os dentes são mantidos em alinhamento pelo equilíbrio de forças musculares antagônicas: Lábio X Língua, Língua X Bochecha, por exemplo.

Para movimentar dentes, são necessárias forças leves e contínuas e, em repouso as pressões de língua e lábio atuam desta forma, podendo movimentar os dentes.

A postura normal de repouso labial é fechados sem esforço.

A postura normal de repouso da língua é: toque da ponta da língua na porção superior atrás dos dentes anteriores superiores (papila incisiva), ou corpo da língua (dorso)tocando de leve o céu da boca (palato) e a ponta tocando atrás dos incisivos inferiores.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Maioria das pastas branqueadoras não clareia dentes, mostra teste.





FLÁVIA MANTOVANI
da Folha de S.Paulo

Quase todas as pastas de dentes que se dizem clareadoras ou branqueadoras não cumprem o que prometem. A conclusão é de um estudo realizado pela Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) com os sete produtos que têm mais representatividade no mercado nacional. Os resultados mostraram que apenas dois deles possuem efeito clareador nos dentes.

O mais barato de todos, Close-Up Extra Whitening, foi também o que apresentou melhor efeito. Já o mais caro, Sensodyne Branqueador Extra Fresh, foi o que melhor se saiu em testes que medem abrasividade e irritabilidade, mas seu efeito branqueador foi nulo.

Para avaliar o efeito clareador, foram feitos 3.000 movimentos circulares em amostras de dentes humanos, o que equivale à escovação de um mês. A metodologia, diz a Pro Teste, é padronizada pela American Dental Association.

Usou-se um colorímetro, método que mediu a cor dos dentes antes e depois das escovações, para identificar se houve mudança. Além da pasta da Close-Up, o Colgate Total 12 Whitening foi eficaz. Todos os demais foram reprovados.

Em relação à rotulagem e à quantidade de flúor, não foram encontrados problemas.
Ela afirma que pastas de dente geralmente não têm componentes realmente branqueadores, como peróxido de hidrogênio, usado em clareamentos supervisionados pelos dentistas -que, segundo ela, são mais seguros. "O que ocorre é que, por serem mais abrasivas, essas pastas limpam a sujeira de fora do dente e, por isso, ele parece mais claro. Se o dente estiver sujo ou manchado, então, elas promovem um polimento. Mas isso é limpeza. Clareamento mesmo é quando uma ação química modifica a cor de dentro do dente."